Dia da Liberdade de Impostos expõe peso da carga tributária no Brasil

CDL Jovem Chapecó debate tema no município e revela impacto dos tributos no bolso dos consumidores





De janeiro a maio, quase R$ 1 trilhão em impostos foram pagos pela população brasileira, em 73 tipos de tributos – impostos, taxas e contribuições – federais, estaduais e municipais. O custo anual tributário no País corresponde a um terço das riquezas geradas pelos trabalhadores e pelas 20 milhões de empresas em operação no Brasil. Em Santa Catarina, a arrecadação de impostos ultrapassa R$ 35 bilhões nestes primeiros cinco meses do ano, o que corresponde a 3,91% do total pago no País. Em Chapecó, o montante até o momento é superior a R$ 118 milhões arrecadados.

Os números fazem parte do levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Chapecó, juntamente com a CDL Jovem, para conscientizar a população sobre o peso da carga tributária no Brasil. A ação faz parte da campanha do Dia de Liberdade de Impostos, celebrada neste ano no dia 4 de junho. A data que marca o consumo de produtos isentos de impostos terá ações e debates exclusivamente educativos na maior cidade do oeste catarinense para evitar aglomerações geradas por ofertas e promoções especiais.

O presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, destaca que 40% das horas trabalhadas são destinadas ao pagamento de impostos, uma das mais elevadas cargas tributárias do mundo. "A data da campanha marca exatamente o período utilizado pelos brasileiros (cinco meses) só para pagar impostos. Quase metade dos 365 dias trabalhados no ano. É muito tempo", avalia Spohr.

Para o presidente da CDL Jovem, Luiz Felipe Concatto, a carga tributária brasileira apresenta três grandes problemas: é elevada, complexa e não é bem aplicada.  A análise se refere à quantidade de impostos, à burocracia fiscal devido à diferenciação de alíquotas em cada estado e município e à má aplicação dos recursos arrecadados.

"Neste momento de pandemia, percebemos o quanto esse recurso bem investido faria a diferença para a saúde, na compra de respiradores e na estruturação de leitos de UTI. Hoje se gasta muito com o funcionalismo público e não sobra para os setores básicos", afirma Concatto ao sugerir a simplificação tributária e a maior transparência dos gastos como soluções ao País. "Se pudéssemos ter uma alíquota única para todos os produtos no Brasil inteiro, conseguiríamos reduzir a quantidade de impostos e, consequentemente, o preço pago pelos consumidores. Sabemos que essa conscientização é um trabalho de formiguinha", projeta.

O vice-coordenador da CDL Jovem no Estado, Luiz Antônio Zanoni, complementa a avaliação do presidente. "As empresas sofrem com os impostos que incidem sobre o varejo e que afetam diretamente no preço de venda, mas não deixam de pagar. Por outro lado, veem os recursos serem desviados e não corresponderem à destinação correta. Nesta crise, quantas empresas contribuintes tiveram que fechar as portas antes de receber algum incentivo? ", questiona. 

As tradicionais ofertas com descontos que chegam até 70% em todo o comércio não farão parte da campanha neste ano em Chapecó. A decisão da CDL atende recomendações sanitárias de prevenção e combate à Covid-19, especialmente a de evitar aglomerações. 

Em todo o País, devido à pandemia, a campanha será online e por delivery neste ano. De acordo com o presidente da CDL Jovem, Chapecó também não seguirá a estratégia do e-commerce, medida que restringiria a participação do varejo local."Como não são todas as empresas que atuam com vendas na internet, a campanha acabaria privilegiando alguns setores e não teria o mesmo resultado. É um ano para resgatarmos o caráter educacional da data, de conscientização sobre a necessidade de simplificarmos ou reduzirmos a carga tributária no Brasil e de aplicarmos bem os recursos arrecadados", observa Concatto.

A preocupação com a saúde no município que lidera o número de casos confirmados de Covid-19 no Estado é reforçada pelo presidente da CDL. "Diante da situação, seria imprudente e inconsequente lançarmos campanha para gerar filas e aglomerações. Iria na contramão do compromisso assumido pela CDL. O momento é o de mantermos as portas do comércio abertas", justifica Spohr.  

Luiz Antônio Zanoni ressalta que a recomendação aos lojistas é informar os consumidores sobre o assunto. "A nossa campanha em 2020 será institucional para fortalecermos a marca deixada pelo Dia de Liberdade de Impostos, que em todos os anos mostra o quanto poderíamos economizar ou ampliar nosso poder de consumo se não fosse a carga excessiva e burocrática de tributos", reforça.

O Dia de Liberdade de Impostos é realizado pela CDL Jovem Nacional há 14 anos e mostra na prática o tamanho e o peso dos impostos no cotidiano dos brasileiros. Na data, os lojistas assumem o pagamento dos tributos de cada item, sem repassar a cobrança aos consumidores, que acabam pagando o preço de custo dos produtos.



Iniciam as obras de duplicação da Leopoldo Sander em Chapecó

Na edição de segunda-feira, 22 de junho, o Cidade Viva Chapecó abordou o início de uma das obras de infraestrutura mais importantes para a mobilidade ...

INICIA HOJE O WORKSHOP RESET/START

A Gen TV tem como objetivo promover uma comunicação íntegra, que evidencie ações e pessoas que façam a diferença, que atuem como elos na construção de...

Chapecó divulga Linha do Tempo das Ações de Enfrentamento à Covid-19

Chapecó começou em janeiro alertar à população sobre os riscos do Coronavírus. A Secretaria de Saúde já preparava um Plano de Respostas e Enfrentament...

Pesquisa do SICOM aponta expectativa de consumo para o Dia dos Namorados

A Divisão de Pesquisa e Estatística do Sicom levantou a expectativa de consumo e de vendas para o Dia dos Namorados, assinalado nesta sexta-feira, 12 ...

Coronavírus em SC: Portaria autoriza retorno do ensino presencial de cursos livres no estado

A portaria 352, de 25 de maio de 2020, publicada pela Secretaria de Estado da Saúde, autoriza a retomada das atividades escolares de ensino presencial...

"Produzido em Chapecó" Campanha da ACIC valoriza produtos e serviços locais

As relações de venda e consumo estão em transformação e quem inovar será mais competitivo no mercado. Para incentivar os negócios locais nesse process...

Coronavírus em SC: Saúde emite nota técnica com orientações para trabalhadores de indústrias

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) elaborou uma nota técnica com uma série de ações de proteção aos trabalhadores das indústrias, fábricas e empres...

Dia da Imprensa: Conheça o jeito Gen TV de Comunicar

O dia 01 de Junho é marcado pelo dia da Imprensa, data em que iniciou a circulação do jornal Correio Braziliense de Hipólito José da Costa, no ano de ...

Governo autoriza prova de calçados, acessórios e bijuterias no comércio

O Governo de Santa Catarina alterou o inciso I do artigo 8º da Portaria 257 de 21 de abril e autorizou a prova de calçados, acessórios e bijuterias pe...

Em Chapecó, governador ativa 10 novos leitos de UTI no Hospital Regional do Oeste

O Hospital Regional do Oeste recebeu nesta sexta-feira, 29, um importante reforço para o enfrentamento à pandemia da Covid-19. Em visita à unidade, o ...

Prefeitura de Chapecó alerta sobre proibição de limpeza em quintais ou terrenos com uso de fogo

 A Administração Municipal de Chapecó, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambienta (SEDEMA), lembra a população que é proibido lim...

Edital Revirada Cultural visa auxiliar a classe artística chapecoense

A pandemia do COVID-19 impactou diretamente diversos setores e classes da sociedade, no mundo todo. A classe artística, por exemplo, foi uma das mais ...